Maria Lopes e Artes
Para facilitar a compreensão, costuma-se dividir a deficiência visual em cegueira e baixa visão. A cegueira é um comprometimento que vai desde a total ausência de resíduo visual à percepção de vultos e luminosidade. Sim, algumas pessoas cegas não conseguem realmente captar nenhum estímulo visual, mas há outras (as que apresentam alguma percepção) que são capazes de enxergar algumas coisas. Algumas podem dizer, por exemplo, se a luz está acesa ou apagada, ou se há vultos a sua frente, ainda que não possam discernir o que são exatamente esses vultos.
Já a baixa visão, por assim dizer, é uma condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. A baixa visão se apresenta de maneiras muito diferentes. As pessoas com essa condição não enxergam com a mesma intensidade nem têm a mesma percepção. Tudo vai depender muito de qual seja a natureza do comprometimento, de como ele se manifesta, de como a pessoa está habituada a utilizar o resíduo visual."
"As cores das bengalas de cegos indicam o grau de deficiência visual da pessoa:
- É usada por pessoas cegas, ou seja, que não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz.
- É usada por pessoas com baixa visão ou visão subnormal. Pessoas com baixa visão conseguem identificar a luz, enxergar vultos e, em certos casos, reconhecer pessoas e objetos.
- É usada por pessoas surdocegas, que têm a audição e a visão comprometidas. A comunicação, nesses casos, geralmente ocorre pelo sistema “Tadoma”, também conhecido como “Braille Tátil”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário