Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 7 de abril de 2014

É trabalhando que se vençe a guerra. Conheça um pouco da História de Maricá.

      " O povoamento de Maricá começou no final do século XVI, efetivado pelos portugueses que haviam recebido terras em doação – as sesmarias – na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá. Quando o Padre José de Anchieta chegou às margens da Lagoa, em 1584".

      Jardim Atlântico o segundo maior Loteamenteo da América Latina esteve em total abandono até nossos dias ( em 2014), e após muita luta dos moradores e lídres comunitários, FAMMAR( Federação das Associações de Moraradores de Maricá) , Associações de Moradores,  travamos verdadeiras guerras contra a oligarquia local, que a todo custo e durante séculos, tudo fez para entravar o desenvolvimento em nosso Distrito e na realidade Maricá como um todo. 
      Em relação a Itipuaçu,  os administradores do Município e dirigentes  diziam encontrar dificuldades pela grande extensão territorial que inviabilizava melhoramentos no local. Tudo o que os pré-feitos sabiam fazer, como sempre, era a cobrança de imposto altíssimos, sem nenhum retorno para nosso Distrito. 
       No que tange ao Jardim Atlântico,  tivemos a trista história local demarcada pelo descaso dos pré - feitinhos e a conivência  perante a total degradação de lindas dunas de areia, que mantinham vistas grossas a este absurdo crime ambiental,  e  o roubo de areia funcianava  a todo vapor durante as 24 horas de incansáveis idas e vindas de caminhões. 
      Acabar definitivamente esta prática abusiva,  foi uma verdadeira guerra que a comunidade e líderes comunitários tivemos que enfrentar e vencemos. E luta após lutas fomos vencendo e demonstramos, que o povo quando sabe o que quer, busca seus objetos e vence, dentro da Lei e da Ordem é que se chega ao Progresso.  Hoje, 7 de abril de 2014,  o asfalto se encontra na principal via de trânnsito do Loteamento Jardim Atlântico, ( Rua 36 com a esquina da Rua 112), e com kilometros  de pavimentação totalmente pronto. É importante frisar que,   a Rua 36  termina com a esquina da Rua 128, portanto mais uma etapa vencida por nossa comunidade. 
      Não nos basta apenas reclamar, é necessário  a presença efetiva e real,  na busca das vitóiras de uma popululação . 
      A pavimentação traz benfícios de várias ordens, facilidade de acesso aos  Postos de Saúde, Hospitais, Escolas, Universiadade , assim como a possibilidade de  novas empresas se instalarem no Município e vagas de trabalho.  
   Deixo nesta matéria, nossos aplausos às equipes de frente desta imensa obra, que atravessaram em seus postos de trabalho na exceuçaõ desta dura tarefa, a mão de obra da construção de estradas, enfrentando o calor deste verão de 2014, um dos mais quentes no Rio  de Janeiro , com termômetros marcando  temperaturas acima dos 40º.
   Estamos preparando fogos,  para o término da maior Vitória em nossa comunidade ( o asfaltamento das vias  públicas)

Imagens: RJ, 07 de Abril de 2014 - Maria  Lopes.
                                    Exibindo IMG_20140407_131138.jpg .   

                                    Exibindo IMG_20140407_120608.jpg

                                   Exibindo IMG_20140407_131314_1.jpg

                                    Exibindo IMG_20140407_132437.jpg





Exibindo IMG_20140407_120625.jpg

Exibindo IMG_20140408_141823.jpg

O primeiro parágrafo deste texto foi extraído:http://www.conhecamarica.com.br/2010/02/um-pouco-de-historia-sobre-nossa-cidade.html

Estado do Rio de Janeiro, Região Metropolitana/Maricá-RJ, Brazil
Maria Lopes de Andrade, Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista, Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, inacabado de Pedagogia pela Uninter- Faculdade Internacional de Curitiba, Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG),Participei do CBO2000convite do MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas. Cursando A Arte de Cuidar, Extensão Universitária pela UNIPAZ, Universidade Internacional da Paz


Um comentário:

SOÑAR NO CUESTA NADA....... disse...

Maria....., estou a comprobar que sodes muitos loitadores e loitadoras os que lograstes que vos fixeran caso....Alegrame muito amiga minha por tudo iso....Foi unha grande victoria. ...dicese..... , que o pobo unido