Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Abertura do Canal da Costa. Recanto de Itaipuaçu. Maricá.

                                  Maria Lopes e Artes
                                         

                     Mais uma etapa da História de Itaipuaçu.

"Abertura do Canal da Costa" no Recanto de Itaipuaçu. Maricá. 

          A abertura do Canal da Cota é uma solicitação antiga por parte dos moradores e Associações afins. 

           Com o movimento das mares, o canal é constantemente assoreado impedindo que o fluxo das águas do mar cheguem ao Canal da Costa.

      Agora, os atuais administradores da Prefeitura de Maricá, resolveram realizar uma intervenção no local, com o intuito que seja facilitada a entrada da água do mar como uma forma de salvar o próprio Canal da Costa. 

    As pedras que margeiam o Canal estão sendo deslocada para facilitar a entrada da água do Oceano Atlântico no sentido de além de desassorear, melhorar a qualidade de vida marinha local.  

   Como um paliativo, o trabalho que esta sendo realizado na entrada do Canal da Costa pode ser até certo ponto aceitável, mas o ideal seria que se fizesse um trabalho definitivo com um projeto desenvolvido para a utilização de comportas com sistema de controle de fluxo aquático usado na gestão de e controle de inundações de rios, barragens hidrelétricas e sistema de tratamento de água e esgoto, inclusive este recurso é utilizado em empresas do Estado do Rio de Janeiro e países da América Latina. 

   Importante observarmos que estamos nos referindo ao município                                    de "Maricá".
    Então, porque ao invés de trabalhos paliativos, não se realiza uma construção definitiva de comportas em aço inoxidável nas entradas dos Canais de  Ponta Negra, Recanto de Itaipuaçu e Barra de Maricá?


    Maricá é o município que mais arrecada em royalties de petróleo no Brasil e o valor do repasse feito pela União em 2018, até o fim de outubro, chegou a R$ 1,02 bilhão.
          A comunidade precisa ser ouvida e sugere que seja realizada uma audiência pública no Recanto de Itaipuaçú. 
            

              

                 Maria Lopes de Andrade




Estado do Rio de Janeiro, Região Metropolitana/Maricá-RJ, Brasil
Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista, Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas.

Nenhum comentário: