Maria Lopes

Maria Lopes

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Agradeço aos visitantes vindos de Codó. Maranhão. Brasil.

 Maria Lopes e a Arte do Espetáculo

Agradeço aos visitantes vindos de Codó. Maranhão. Brasil.


Quantos terreiro de macumba tem em Codó?
São 236 terreiros de umbanda para uma população de 112.709 habitantes, segundo a Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão. A historiadora Maria do Rosário Carvalho Santos calcula que, somando-se os terreiros de todos os povoados na área do município, o número pode chegar a 50
"Existe uma cidade no Maranhão onde os tambores batem religiosamente, todas as noites do ano, em reverência a entidades sobrenaturais. As festas nos terreiros de Codó começam perto da meia-noite e atraem os "encantados" para os corpos dos pais e filhos-de-santo.
Os cultos dão forças aos umbandistas e fama à cidade, conhecida como o principal centro de magia negra e branca no Estado e onde há uma das maiores concentrações de adeptos de religiões afro-brasileiras em todo o país".
Existe uma cidade no Maranhão onde os tambores batem religiosamente, todas as noites do ano, em reverência a entidades sobrenaturais. As festas nos terreiros de Codó começam perto da meia-noite e atraem os "encantados" para os corpos dos pais e filhos-de-santo.
Os cultos dão forças aos umbandistas e fama à cidade, conhecida como o principal centro de magia negra e branca no Estado e onde há uma das maiores concentrações de adeptos de religiões afro-brasileiras em todo o país.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/1/07/brasil/39.html#:~:text=S%C3%A3o%20236%20terreiros%20de%20umbanda,n%C3%BAmero%20pode%20chegar%20a%20500.
                                    https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MA/418/codo

A cidade de Codó recebeu este nome porque naquela região havia codornas em abundância. Com o passar do tempo, Codó foi elevado à categoria de vila por meio de Resolução Régia.  No Turismo, o carnaval da cidade é a principal festa. As festividades se iniciam uma semana antes da data oficial, atraindo pessoas de todas as cidades vizinhas, principalmente Teresina e São Luís. Codó possui um carnaval bem animado e sem violência. A cidade também conta com vários carnavais fora de época estando entre os principais: Micarecodó, Codó Folia e o famoso Cornofolia.  A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros. É em Codó que mora Bita do Barão, o mais famoso pai-de-santo do Brasil, muito solicitado por empresários e políticos, não só do Piauí e do Maranhão, mas de todo o Brasil. Durante todo o ano, "romeiros" desembarcam em Teresina e seguem rumo a Codó, para conhecerem a capital da feitiçaria e trocarem experiências com os pais-de-santo locais. Do mesmo modo que em Teresina, toda a manifestação umbandística é conhecida como Terecô. Codó está localizado a 300 km de São Luís. A cidade foi um dos grandes produtores de algodão do período colonial, participando ativamente do processo de industrialização do estado no setor têxtil. Codó é cortada por vários córregos como o da Água Fria e por três rios principais que são o Codozinho, o Saco e o Itapecuru.

https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MA/418/codo

https://youtu.be/GRC0fHJxYOI

https://youtu.be/M_ZehDbt9ZI

https://youtu.be/10bSrnLoDAk

https://youtu.be/10bSrnLoDAk

https://youtu.be/9KZ_ieXZxFE

https://youtu.be/fE92nLcXjkU


- CARNAVAL FORA DE EPOCA EM CODO-




                                           Documentário Tambor de Mina no Maranhão