Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A Visita dos Reis Magos

 A Visita dos Reis Magos

Maria Lopes e Artes. 

Mateus 2:1-12
A visita dos Reis Magos

Relíquia dos Três Reis,
Projetado e executado por 
Nicholas de Verdun (1130-1205),
prata, ouro e decoração em champlevé esmaltado,
Executado em torno de 1180
© Catedral de Colônia, Colônia, Alemanha



Leitura do Evangelho

Depois de Jesus ter nascido em Belém, na Judéia, durante o reinado do rei Herodes, alguns sábios vieram do oriente para Jerusalém. "Onde está o rei infantil dos judeus?", perguntaram eles. "Vimos sua estrela quando ela se levantou e viemos fazer-lhe uma homenagem". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, assim como toda a Jerusalém. Ele reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os escribas do povo, e perguntou a eles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém na Judéia', eles lhe disseram 'pois isto é o que o profeta escreveu':

E você, Belém, na terra de Judá,

você não está de forma alguma entre os líderes de Judá,

pois de você sairá um líder

que pastoreará meu povo Israel".

Então Herodes convocou os sábios para vê-lo em particular. Ele lhes perguntou a data exata em que a estrela havia aparecido, e os enviou a Belém. Vá e descubra tudo sobre a criança', disse ele 'e quando o tiverem encontrado, avisem-me, para que eu também possa ir e fazer-lhe uma homenagem'. Tendo ouvido o que o rei tinha a dizer, eles se puseram a caminho. E lá na frente deles estava a estrela que tinham visto erguer-se; avançou, e parou sobre o lugar onde estava a criança. A visão da estrela os encheu de prazer, e entrando na casa eles viram a criança com sua mãe Maria, e caindo de joelhos, eles o homenagearam. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram a ele presentes de ouro, incenso e mirra. Mas eles foram avisados em um sonho para não voltarem para Herodes, e retornaram ao seu próprio país de uma maneira diferente.

-

Após o Evangelho, seguindo um costume há muito estabelecido da Igreja, o diácono ou cantor pode proclamar as festas móveis do ano corrente, na seguinte forma:

Saibam, queridos irmãos e irmãs, que,

como nos regozijamos com a Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo,

assim, por licença da misericórdia de Deus

anunciamos a vocês também a alegria de sua Ressurreição,

que é nosso Salvador.

No vigésimo segundo dia de fevereiro cairá a quarta-feira de cinzas,

e o início do jejum do mais sagrado período quaresmal.

No nono dia de abril, você celebrará com alegria o Dia da Páscoa,

a festa pascal de nosso Senhor Jesus Cristo.

No dia 18 de maio, será a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No vigésimo oitavo dia do mesmo mês, a festa de Pentecostes.

No dia onze de junho, a festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

No terceiro dia de dezembro, o primeiro domingo do Advento de Nosso Senhor Jesus Cristo,

para quem é honra e glória para todo o sempre.

Amém.

Reflexão sobre o relicário

Somos convidados a fazer parte desta história da Epifania do Senhor... para acompanhar os sábios e participar da manifestação (epifania) de Jesus em Belém. É uma bela história cheia de drama dos Magos seguindo uma estrela, viajando à noite, descobrindo Jesus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, adorando-o, etc... A maneira como Mateus está contando a história acentua algumas aprendizagens chave sobre Jesus.

Os sábios vieram do Oriente, o que mostra que Jesus veio para todos. Ele era judeu, sim, mas ele também veio para os não-judeus, e portanto deveria ser adorado por todas as nações e povos. Mateus não nos fala dos pastores que vêm visitar Jesus no estábulo, mas vai direto ao seu ponto de vista que os estrangeiros do Oriente vieram para adorar a Cristo. O evangelho de hoje nunca menciona o número de magos, mas tradicionalmente assumimos que eles eram 3 por causa dos três tipos separados de presentes que eles trouxeram.

Nossa ilustração mostra o Relicário dos Três Reis, na Catedral de Colônia. Acredita-se que contenha os ossos dos três Reis Magos. Eles foram originalmente mantidos em Constantinopla, mas trazidos para Milão em um carro de bois por Eustorgius I, a quem foram confiados pelo Imperador Constantino em 314. Oitocentos anos depois, em 1164, o Santo Imperador Romano Frederico Barbarossa levou as relíquias e as trouxe para Colônia, onde permaneceram desde então. Uma viagem fascinante! Um dos mais famosos ourives da Europa, Nicholas de Verdun (1130-1205), criou então esta bela dourada e esmaltada em torno das relíquias.

Os sábios representam todos nós que estamos prontos a seguir essa estrela para encontrar a plenitude da vida, através de Jesus Cristo. No início do novo ano, esta é uma história inspiradora que nos leva a seguir a estrela ao longo de 2023....