Maria Lopes

Maria Lopes

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Queridos amigos e amigas, Conseguimos algo histórico! Um Ponto de virada para a VIDA NA TERRA?

Maria Lopes e Artes.

 Queridos amigos e amigas,


Conseguimos algo histórico!

Um Ponto de virada para a VIDA NA TERRA?

Queridos amigos e amigas,

Conseguimos algo histórico!

Depois de ANOS de campanhas e de uma enorme pressão do mundo inteiro, governos acabaram de assinar um novo acordo global pela natureza!

Ele visa proteger ao menos 30% do planeta, aumenta o financiamento para a biodiversidade em bilhões de dólares e coloca as comunidades indígenas no centro da luta pela defesa da vida na Terra.

Não conseguimos tudo o que queríamos e o acordo está longe de ser perfeito — lutamos para proteger metade da vida na Terra e conseguir ainda mais recursos. Mesmo assim, o acordo é um grande avanço e pode ser um ponto de virada para a vida neste belo planeta. A voz da nossa comunidade global foi fundamental em cada momento e fez toda a diferença.

Veja o que fizemos:
A Avaaz caminhou lado a lado com os Povos Indígenas

As comunidades indígenas já defendem e protegem grandes áreas do planeta -- e suas vozes precisavam estar no centro das negociações. Por isso, os membros da Avaaz viabilizaram a participação de grandes delegações de líderes indígenas para que eles estivessem presentes nessas reuniões. O resultado? O acordo ambiental internacional mais consistente de todos os tempos, que protege os direitos dos povos indígenas e os coloca no centro da discussão global sobre biodiversidade. Aqui estão algumas das lideranças à frente das negociações:

"Vi a Avaaz em ação durante as negociações e vocês foram incríveis! Gratidão profunda a esta comunidade que luta conosco pelos direitos dos povos indígenas agora e sempre, com respeito e humildade."

Hindou Oumarou Ibrahim, líder do povo indígena Mbororo do Chade e fundadora da Associação de Mulheres e Povos Indígenas do Chade (AFPAT)


Fizemos pressão sobre os governos para que lutassem com todas as forças pelo planeta

Mobilizamos uma equipe de ativistas de peso para atuar junto a governos e a imprensa, buscando colocar as exigências de nossos membros no centro das discussões. Após dezenas de comunicações e inúmeras reuniões com diplomatas, ajudamos a solucionar impasses críticos durante as negociações... e deixamos nossa marca por todo o acordo final.


"Nos últimos quatro anos, a Avaaz foi uma estratégica voz independente no debate. Sua integridade, reação rápida e alcance global foram grandes instrumentos de influência na discussão política. A Avaaz é reconhecidamente uma potência no crítico debate sobre a biodiversidade."

Basile van Havre, copresidente das negociações do Marco Global de Biodiversidade Pós-2020 



"A Avaaz tem atuado de maneira cirúrgica nos bastidores para garantir que o processo seja conduzido na direção correta. Nós estamos onde estamos hoje por conta deste esforço. Parabéns e não pisem no freio agora. Sigam sendo essa potência durante o período de implementação."

Malta Qwathekana,
negociadora da África do Sul


Apoio de celebridades

Mais de 3,3 milhões de pessoas assinaram a petição lançada pelo nosso movimento para proteger metade do planeta! Dezenas de celebridades premiadas se uniram e também assinaram a petição, compartilharam tuítes e foram até o local das negociações para amplificar nossas vozes!


"Convoco os líderes mundiais a cumprirem os objetivos já traçados para proteger a biodiversidade, e a chegarem a um novo acordo para que ao menos 50% de nossas terras e oceanos sejam conservados, protegidos e restaurados -- com o apoio ativo e liderança dos povos indígenas."

Joaquin Phoenix, ator


Ações rápidas

Durante os meses que antecederam as negociações, promovemos várias ações na mídia para pressionar ainda mais as autoridades -- então, em Montreal, nos unimos a James Cromwell, ator de Jurassic Park, e a um dinossauro gigante para exigir uma ação urgente em relação à crise de extinção!


Pressionamos os líderes nas redes sociais

Ao longo das negociações, os membros da Avaaz de todo o mundo aderiram a ações incisivas nas redes sociais para mostrar às autoridades que o mundo estava atento. Juntos, amplificamos as vozes dos líderes indígenas, pressionamos os governos da União Europeia a financiarem a conservação da biodiversidade e difundimos nossos anúncios nas redes sociais. Nossas vozes foram cruciais para influenciar a narrativa das negociações!


"Certamente os ativistas da Avaaz tiveram um impacto significativo no resultado das negociações. Um ótimo exemplo de como a sociedade civil, trabalhando junto com os governos, pode fazer uma diferença real nas discussões internacionais sobre o meio ambiente!"

Leonardo Cleaver de Athayde,
negociador-chefe da delegação do Brasil



Fomos destaque na imprensa global

Aparecemos em toda a parte, da França à Índia, como uma das vozes de maior autoridade em todas as etapas das negociações. Nossos membros ajudaram a definir a narrativa, com centenas de jornalistas acompanhando nossas atualizações em tempo real e recebendo informações em momentos cruciais — com isso, causamos uma onda midiática em todo o mundo.


Publicamos anúncios de grande impacto

Quando a França despontou como um ator fundamental no financiamento do plano, lançamos anúncios impactantes nos jornais franceses e os apresentamos pessoalmente durante as negociações. Claramente funcionou, resultando em avanços em relação ao financiamento e ajudando a concretizar o restante do acordo!


Nossas vozes foram fundamentais nas negociações

Apresentamos o apelo de milhões de membros da Avaaz durante as negociações em um poderoso discurso direcionado aos ministros e autoridades. E fizemos um lindo vídeo para a reta final, buscando ajudar na aprovação do acordo. Você pode assistir abaixo:
Conseguir este acordo foi um grande avanço -- mas é apenas o primeiro passo. Agora será necessário que todos nós exijamos que nossos governos cumpram suas promessas, implementem o plano e escutem a ciência no que for necessário para proteger a vida na Terra. Aconteça o que acontecer, ainda temos uma longa jornada pela frente para curar nossa relação com os demais seres vivos.

É possível -- e precisamos fazer isso. Demos um grande passo em Montreal, e não vamos desistir. Pelas pessoas e pelo planeta, não descansaremos até que nosso futuro esteja a salvo e garantido.

Com esperança e gratidão infinitas,

Bert, Oscar, Diego, Laure, John, Lillian, Melanie, João e todo o time da Avaaz

Nenhum comentário: