Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 17 de março de 2023

Trabalho contemplado pela Funarte participa de painel internacional em Londres

 Maria Lopes e Artes

ARTES VISUAIS

Trabalho contemplado pela Funarte participa de painel internacional em Londres



FOFOGO ABERTO (ou ABRIR FOGO), da artista Marilene Ribeiro, está no Playing with Wildfires, que acontece até 25 de março, na Royal Geographical SocietyGO ABERTO (ou ABRIR FOGO), de artista Marilene Ribeiro

Um dos projetos contemplados pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia está em apresentação no experts' panel do evento Playing with Wildfires, que acontece na Royal Geographical Society, em Londres, na Inglaterra, de 13 a 25 de março. Trata-se de FOGO ABERTO (ou ABRIR FOGO), da artista visual Marilene Cardoso Ribeiro.

Na ocasião, serão debatidos os incêndios no Antropoceno, em uma intersecção entre arte, meio ambiente e ciências sociais, com foco na América Latina. Além do painel internacional, o mesmo projeto foi selecionado para a Bienal de Fotografia de Liverpool, também na Inglaterra, que ocorreu no ano passado.

O trabalho FOGO ABERTO (ou ABRIR FOGO) é uma exposição online, em fotografia expandida (analógica de médio formato e intervenção), desenvolvido nas seguintes áreas de conservação de Minas Gerais: Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque Estadual do Sumidouro, Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e Parque Estadual do Rio Doce. A mostra virtual está disponível em português e inglês e pode ser conferida Aqui. Possui audiodescrição das imagens e alto contraste, como recursos de acessibilidade.             

De acordo com Marilene Ribeiro, "desde a sua publicação, FOGO ABERTO tem tido bastante repercussão”. “Tenho recebido análises de profissionais e instituições de fotografia sobre a estética e a potência da mensagem da obra e também depoimentos de historiadores, escritores, ambientalistas e pesquisadores, que sinalizam a força que este trabalho tem tido em promover debate sobre um tema que é urgente e é não só ambiental, como também social, econômico e político”, completou.

A artista agradeceu o apoio da Fundação Nacional de Artes - Funarte e contou que o incentivo foi fundamental para o sucesso do projeto. “Sem o fundo do prêmio, teria sido impossível criá-lo, porque o custo e as etapas de produção desta obra eram complexos.”

Sobre a artista

Nascida em Belo Horizonte (MG), Marilene Ribeiro é artista visual, mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre e doutora em Artes Criativas/Fotografia. É, também, pesquisadora associada da School of Arts, Languages and Cultures, da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Foi indicada como uma das 12 mulheres fotógrafas a serem observadas em todo o mundo pelo PhMuseum.

Veja mais clicando no link abaixo.

https://www.gov.br/funarte/pt-br/assuntos/noticias/todas-noticias/trabalho-contemplado-pela-funarte-sera-exposto-em-painel-internacional-em-londres

Cultura, Artes, História e Esportes

Nenhum comentário: