Maria Lopes

Maria Lopes

domingo, 2 de abril de 2023

Censura às artes é um recurso recorrente nos países "Travestidos de Democráticos."

ARTE BRASILEIRA CENSURADA PELO IMPERIALISMO NORTE AMERICANO NO INSTAGRAM O Artista Plástico brasileiro Santiago deBorges (@santigo_deborges) tem arte removida do Instagram. 

Liga o Som


 "Desde que surgiram nas primeiras civilizações, arte e cultura sempre mostraram-se propícias à manipulação. Prova disso veio na forma da censura, criando um longo histórico de poderes dominantes se apropriando desses dois campos. Quando países como a Itália anunciam, em 2021, o fim da censura a filmes dentro de seu território, essa discussão ganha novos capítulos"

".A professora Maria Cristina Castilho Costa, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, conta que o processo de censura na sociedade não é novo: “A censura não é de jeito nenhum um recurso só usado em ditaduras. Ela sempre existiu na sociedade, desde que surgiu a cultura, porque a cultura é uma ordem, um sistema hegemônico, e as pessoas nem sempre se identificam com essa cultura hegemônica. Então, cria-se um conflito entre o que os cidadãos pensam e o que pensa a cultura hegemônica”".

Link da matéria completa no final da postagem. 

ARTE BRASILEIRA CENSURADA PELO IMPERIALISMO NORTE AMERICANO NO INSTAGRAM
O Artista Plástico brasileiro Santiago deBorges (@santigo_deborges) tem arte removida do Instagram. 

No dia 26 de março, o artista plástico brasileiro Santiago deBorges (@santigo_deborges), teve sua arte removida de sua página no Instagram, onde publica semanalmente sua obra autoral com crítica à cultura imperialista norte americana. Assim são tratados pelo Instagram artistas brasileiros que ousam “levantar a voz” contra o tio Sam.

 Por usar como referência as orelhas redondas que lembram as do Mickey Mouse, o instagram puniu o artista removendo a sua arte, inclusive no story do artista, sem aviso prévio ou direito de resposta. o Mickey Mouse é um ícone da cultura pop americana que é utilizado por muitos artistas se como forma de protesto contra a invasão cultural americana em outras culturas, que atinge de forma dissimulada o público infantil através desses personagens.

 Artistas que são referências da Pop Art O artista americano Keith Haring (1958-1990), nascido em Nova York, referência na cultura pop era famoso por usar a Mickey pelas críticas, através de suas pop arts. Outro artista que utiliza a mesma referência é Kaws distorcendo a imagem do próprio Mickey e utilizando as luvas brancas como referência. 

Se sentindo humilhado e julgado artisticamente, pré supostamente por uma inteligência artificial da plataforma eu condenou automaticamente a sua obra como não autêntica, o artista @Santiago DeBorges, como forma de protesto ao absurdo de ter a sua arte censurada na política de cancelamento, agora fez nova publicação com arte dedicada ao próprio Instagram com o “dedo do meio” e imagens de pessoas ao fundo com suas bocas vendadas, e com olhares de desprezo ao desrespeito a arte. Assim é o capitalismo americano, veda, cala e cancela que ousa levantar sua voz ou sua arte com críticas ou protestos contra o aculturamento americano.  O artista plástico Santiago de Borges é um dos raros artistas brasileiros especializados em Geek Art e Toy Arte Urbana com trabalho baseado em personagens infantis e filmes hollywoodianos, sendo inominável a censura de um artista pelo mega grupo econômico de propriedade do facebook. De fato, o Imperialismo da cultura norte-americana não suporta as críticas! ainda mais.... de um artista brasileiro! 


Você sabe o que é Geek Arte?

 “A palavra geek tem várias definições, mas geralmente é usada para descrever uma pessoa que é obcecada por algum tema específico - seja tecnologia, jogos, quadrinhos, filmes ou qualquer outra coisa. Geeks são conhecidos por seu amor intenso por seus interesses, que muitas vezes são muito específicos e detalhados. Eles são apaixonados por aprender tudo o que puderem sobre seus temas favoritos, e geralmente se tornam especialistas nesses assuntos. A cultura geek surgiu na década de 1950 e 1960, quando a ficção científica e os filmes de monstros se tornaram populares. Na década de 1970, a cultura geek começou a se espalhar para outras áreas, como jogos de tabuleiro e RPGs. Com o advento da tecnologia, os geeks se tornaram cada vez mais interessados em computadores, videogames e a internet, e a cultura geek se expandiu ainda mais. Hoje em dia, ser um geek é mais popular do que nunca, e há muitos eventos e convenções dedicados à cultura geek em todo o mundo.” texto: Santiago DeBorges.

https://jornal.usp.br/atualidades/censura-as-artes-nao-e-nova-na-historia-e-vai-alem-de-ditaduras/

Um comentário:

Matérias relevantes Professor Ivan Luiz disse...

Muito bom e justo essa homenagem respeitosa ao artista!
Minhas felicitações Maria Lopes