Maria Lopes

Maria Lopes

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

No Brasil dos brasileiros destacamos a Cultura de Catolé do Rocha.

Maria Lopes e Artes

No Brasil dos brasileiros destacamos a Cultura de Catolé do Rocha.

Amigos e visitantes de Catolé receba nosso agradecimento pela presença. 

Temos que valorizar nosso povo em suas nuances, escrituras de cordel, na música, nas bandas etc... 







Catolé do Rocha é cidade pacata e hospitaleira. É uma das cidades polos mais importante do Sertão Paraibano. Catolé sofre um processo de industrialização, tendo sido criado recentemente diversas empresas de pequeno porte, na área têxtil, calçadista e de alumínio, desenvolvendo assim a economia do município, gerando emprego e renda para seus moradores, conta também com o nome de cidade mais verde da Paraíba, sendo uma cidade de clima arejado e tranquila. Na Educação, além das escolas públicas, tanto estaduais como municipais, conta com várias escolas particulares que está sendo a cidade que mais cresce em Educação. 






O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) é um lugar de exposição e de captação de acervo documental da Música, do Artesanato, da Cantoria, da Literatura de Cordel, e da Xilogravura. Dispondo como premissas criar, valorizar e salvaguardar a cultura popular da Paraíba, o Museu teve suas obras concluídas em dezembro de 2012, por meio de sua gestora, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Porém, as atividades do MAPP começaram apenas dois anos depois, devido a outros aspectos necessitarem ser elaborados posteriormente, para que a instituição começasse suas atividades culturais de modo efetivo.

A dinâmica, as atividades, a característica de constante criatividade e vigor deste universo cultural são o instrumento de sucesso da formação de seu acervo. Através dele, o alcance cultural do Museu é amplo, envolvendo notadamente as instituições de ensino e grande número de pesquisadores em uma troca contínua de conhecimento.

O Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba foi inaugurado no dia 5 junho de 2012. Assinado por Acácio Gil Borsoi, com paisagismo de Janete Costa, o MAC foi construído em uma área total de 1.500 m² e sedia oficinas, seminários, palestras, cursos, salão de artes, exposições e saraus, entre outros eventos artísticos, com vistas a fortalecer o turismo cultural e o desenvolvimento do potencial artístico das comunidades campinense e paraibana.

O MAC conta com salas de exposição permanente e temporária; auditório com capacidade para 115 pessoas, entre outros equipamentos. O prédio é composto por dois salões destinados às exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado, além de dispor de um amplo estacionamento.

No dia 09 de novembro de 2018, devido a um contexto de dificuldades financeiras constantemente enfrentadas pela UEPB, o prédio do MAC foi cedido, por 25 anos, à Fundação Pedro Américo e Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. O convênio resultou de uma longa negociação e teve como escopo a garantia, sem custos para a Universidade, do funcionamento do espaço museal, para que a população paraibana prosseguisse desfrutando do Museu.

Endereço: Rua João Lélis, N° 581, Catolé. CEP: 58410-140. Campina Grande – Paraíba

Contato: (83) 3337-3637 – direcaomac@uepb.edu.br

Outro objetivo do MAPP é que em seu espaço o artista não apenas transmita cultura, mas possa também desfrutar das instalações do Museu como potencial de inspiração e de apresentação pública.

Endereço: Às margens do Açude Velho, em Campina Grande – PB

https://uepb.edu.br/procult/equipamentos-culturais/#1653478856027-1faae9da-ba14






 

Nenhum comentário: