Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

"Projeto Geloteca Ferraz de Vasconcelos"

Maria Lopes e Artes

Ao retribuir as visitas dos Blogs Maria Lopes venho aprendendo bastante sobre os mais diversos 

locais e culturas .

Ao visitar pelo YouTube sobre Ferraz de Vasconcelos, descobri o 

"Projeto Geloteca Ferraz de Vasconcelos" 

Além do Agradecimento ao nosso visitante da localidade, deixo meus Parabéns pelo empreendimento 

a favor da Cultura e Arte. 

Sou de opinião que a melhor arma que molde o persona de um ser ainda vem a ser através de livros. 



🎊❤️06 anos do Projeto Geloteca 🚀 Foram mais de 230 Gelotecas espalhadas em São Paulo, mais de 50 mil Livros circulando nas mãos das pessoas!!!


Projeto Geloteca são geladeiras usadas que são usadas como bibliotecas na 
Estação Ferraz Vasconcelos.
No entanto atualmente existem várias Gelotecas em várias estações tanto em São Paulo como em 
inúmeros estado do Brasil.  

Saiba qual o tipo de livro que recebemos em nossas Gelotecas ?

Recebemos :
Livros
Revistas
Gibis
Livros infantis

O que não recebemos :
Livros adultos
Revistas de cunho partidário
Ajude a cuidar e manter nossas Gelotecas , assim mais e mais pessoas podem ter acesso a literatura, cultura e arte 📚❤️🙏

@projetogelotecaferraz

 Ferraz de Vasconcelos é um dos 39 municípios da Grande São Paulo, pertencente a região do Alto Tietê que contempla dez municípios, contando com uma densidade demográfica elevada e com alto índice de desenvolvimento humano - IDH, sua altitude em relação ao mar, situa-se entre 759 e 760 metros. Quando a cidade ainda era pertencente de terras particulares, já eram cultivadas uvas Itália na cidadeAtualmente restaram poucos produtores que abastecem o comércio local, apesar de ser o primeiro município produtor da uva Itália no Brasil.

História

A história de Ferraz de Vasconcelos começa com a passagem de tropeiros pela cidade, que na época pertencia ao município de Mogi das Cruzes. Eles levavam alimentos, lenhas e carvão da região para São Paulo e outros vinham da capital do Império. Eles faziam este caminho que passava pelo bairro do Lajeado, em Guaianases, no extremo leste da capital.

Daí surge o vilarejo, originado da parada destes tropeiros à beira de um córrego, que foi sendo represado e passou a ser conhecido como Tanquinho.

Foram determinantes para o povoamento do município a construção da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, que produz colas, lixas e papéis com a marca "Tatu", e possui uma filial que funciona há mais de 80 anos no mesmo local. Foi por causa desta fábrica que foi construída a então Parada da Vila Romanópolis que começou a ser povoada, e se tornou bairro, depois da construção da estação de Trem na década de 1920.

O nome é homenagem ao engenheiro da Estrada de Ferro Central do Brasil, José Ferraz de Vasconcelos, mineiro, nascido em 1880. O engenheiro projetou a estação de trem da então Vila Romanópolis, motivo pelo qual foi homenageado. Naquele tempo era comum batizar estações com o nome do engenheiro que a projetou. Com os crescimento do município, a partir das décadas de 40 e 50, muitos moradores importantes da cidade começaram a comprar diversas passagens, para forçar a linha férrea a fazer paradas regulares na pequena estação

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferraz_de_Vasconcelos

Imagens ilustrativas extraídas da Web. 

Nenhum comentário: