Maria Lopes e Artes
O Dia Internacional das Pessoas Ciganas (ou Dia Internacional dos Ciganos) celebra-se, anualmente, a 8 de abril. Esta data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres.
O objetivo deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história.
A LUA: magia, poder feminino, cura. A cheia é o maior elo com o sagrado e as grandes festas acontecem em noites de lua cheia.
FERRADURA: energia positiva, sorte, esforço e trabalho, afasta má sorte.
ESTRELA DE 6 PONTAS: simbolo dos grandes chefes ciganos, simboliza igualdade.
ESTRELA DE 5 PONTAS: proteção, intuição, sorte e exito, domínio dos cinco sentidos.
O TREVO: boa sorte, felicidades e fortuna.
A TAÇA: união, e nos casamentos são servidos vinhos aos noivos em uma unica taça.
A RODA: ir e vir, o caminho a ser percorrido, ciclo da vida e da morte. É representada pela roda dos vurduns (carroças).
PUNHAL: força, poder, vitória e superação, usado em rituais de magias, cerimonias de casamentos e noivados, sendo feito um corte no punho e amarrado com um lenço vermelho.
MOEDAS: prosperidade, dinheiro, equilibrio e justiça. A cara é o ouro físico e a coroa o ouro espiritual. Riqueza material e espiritual.
CHAVE: atrai boas soluções em qualquer tipo de problema.
CORUJA: segurança e equilibrio no plano fisico e financeiro, livrando de perda material.
A BANDEIRA: simbolo maior do povo cigano, desde 1971. A roda vermelha representa a vida, o caminho a ser percorrido e a percorrer, o azul e o verde representa as tradições, os aros representam a força do fogo, da transformação e do movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.