Maria Lopes e Artes
Com apresentação do "joropo" recebemos visitantes da Venezuela
"Alma Llanera" é um "joropo" e é considerada o hino nacional não oficial da Venezuela.
"O papel da cultura venezuelana na América Latina
A cultura venezuelana é um importante representante da diversidade latino-americana. Seu papel no contexto da região é destacado por uma série de elementos que a tornam única e, ao mesmo tempo, reconhecidamente parte do colorido tapeçar cultural da América Latina. Como terceira maior economia da região por muitas décadas, a Venezuela projetou sua cultura através de suas artes, música e festivais."
O joropo venezuelano surgiu a partir do fandango espanhol, que chegou a Caracas no século XVII e era tocado em festas de pessoas importantes, como os donos de haciendas de cacau. Os agricultores venezuelanos que trabalhavam nas haciendas imitaram a música e adicionaram sons próprios, como as maracas. Com o tempo, eles transformaram as celebrações de acordo com a sua cultura e mudaram o nome das festas para joropo.
O joropo é uma dança ternária, com influências africanas e indígenas, e é considerada a dança nacional da Venezuela. É um gênero fundamental da música crioula venezuelana e um estilo musical que se assemelha à valsa.
A palavra joropo, que em espanhol significava "uma festa", passou a designar um tipo de música e dança que identifica os venezuelanos. Em 1882, o joropo se tornou a dança e música nacional da Venezuela. A conhecida canção "Alma Llanera" é um joropo e é considerada o hino nacional não oficial da Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário