Maria Lopes e Artes.
República Democrática Popular do Laos
O Laos (oficialmente República Democrática Popular do Laos – RDP do Laos) é um país menos desenvolvido com a ambição de alcançar o estatuto de rendimento médio até 2026. Embora tenham sido alcançadas taxas de crescimento económico impressionantes antes da crise da COVID, estas taxas foram agora significativamente reduzidas.
É relatado que o Laos obteve avanços significativos no acesso ao ensino primário, com uma taxa líquida de matrícula primária de 99% em 2019/20. No entanto, a matrícula no ensino secundário continua muito baixa, situando-se em 54,8%. A qualidade da educação continua a ser um enorme desafio, uma vez que a literacia e a numeracia permanecem baixas. Os professores não estão suficientemente qualificados para oferecer um ensino de qualidade e não são formados em métodos pedagógicos modernos.
A desnutrição é também uma grande preocupação de desenvolvimento nacional no Laos, resultando em cerca de 1 em cada 3 mortes de crianças menores de 5 anos. Além dos desafios nutricionais, o país está ainda mais exposto a catástrofes naturais que impedem o crescimento sustentado e são agravadas pelas alterações climáticas.
A maior parte do Laos continua contaminada por resíduos explosivos de guerra que dificultam o desenvolvimento agrícola e económico.
Liina ShishakNossas prioridades
A Estratégia Europeia de Programação Conjunta (EJPS) para 2021-2025 descreve as prioridades de cooperação da UE para a RDP do Laos. A estratégia funciona como Programa Indicativo Plurianual (PDM) da UE para a RDP do Laos no período 2021-2027. Os parceiros europeus que participam na programação conjunta são a UE, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Hungria, a Irlanda, o Luxemburgo e a Suíça.
A estratégia EJPS baseia-se no 9.º Plano Nacional de Desenvolvimento Socioeconómico 2021-2025 do Governo da República Democrática Popular do Laos. Tem em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as principais prioridades estratégicas para a ação externa da UE, com especial destaque para três áreas
- Economia verde e inclusiva
- Capital humano
- Bom governo
Nossos programas
Os compromissos financeiros indicativos de todos os parceiros europeus para 2021-2025 ascendem a 477,68 milhões de euros. Especificamente para a UE, a dotação prevista é de 83 milhões de euros para a primeira fase do PDM de 2021-2024.
Economia verde e inclusiva
A programação nesta área prioritária promove uma agricultura sustentável, resiliente ao clima, sensível à nutrição e competitiva, preservando ao mesmo tempo os interesses dos pequenos agricultores. Promove o desenvolvimento rural através da melhoria das infra-estruturas rurais e garante que os recursos naturais sejam administrados de forma eficaz, equitativa e sustentável através de instituições públicas responsáveis e transparentes, em benefício do povo da RDP do Laos.
Isto contribuirá fortemente para a redução da pobreza nas zonas rurais, através da criação de oportunidades económicas e empregos dignos. Abordará os principais desafios relacionados com as alterações climáticas, a silvicultura e a gestão dos recursos naturais (incluindo os recursos terrestres e hídricos e a segurança das barragens), que têm efeitos tanto à escala regional como global.
Capital humano
A programação no âmbito da segunda área prioritária contribui para a melhoria da educação e formação inclusivas, respondendo às necessidades do mercado, e para cuidados de saúde mais eficientes, especialmente para mulheres e crianças. Enriquecerá o capital humano de qualidade, integrando tecnologias digitais e respondendo às necessidades do mercado de trabalho, reforçando simultaneamente os cuidados de saúde primários.
Esta área prioritária dá especial ênfase ao planeamento da educação, à redução das disparidades regionais no acesso e à qualidade da educação e ao reforço das competências relevantes para as necessidades do mercado de trabalho, incluindo a economia verde e a digitalização.
Plano de desenvolvimento do sector da educação e do desporto
A UE apoia a educação no Laos, em consonância com o novo plano de desenvolvimento do setor da educação e do desporto (PESD) 2021-2025.
O ESSDP foi desenvolvido num momento difícil devido à Covid-19. O foco principal do plano é reduzir as disparidades e melhorar a qualidade do resultado do ensino primário. O apoio intensivo continuará a centrar-se nos 40 distritos do país com maior desvantagem educacional, onde os resultados educativos são mais baixos. Devido à ocorrência regular de catástrofes naturais, a nova PEESS inclui a preparação para catástrofes e a resiliência do sistema como um dos seus principais resultados intermédios.
Boa Governança
A terceira prioridade de programação assegura a promoção e assistência ao estabelecimento de um Estado de direito genuíno e funcional, um dos objetivos globais dos parceiros europeus na RDP do Laos. Reflete as prioridades estratégicas do Plano Nacional de Desenvolvimento Socioeconómico para fortalecer a eficácia da administração pública.
Esta área prioritária apoiará melhorias na governação e administração públicas, bem como na igualdade e justiça numa sociedade protegida pelo Estado de direito.
Medidas de apoio
Os parceiros europeus continuarão a apoiar as organizações da sociedade civil na República Democrática Popular do Laos no âmbito do EJPS 2021-2025, em reconhecimento do seu importante contributo para o desenvolvimento socioeconómico, bem como do seu papel na promoção do envolvimento dos cidadãos e da responsabilização governamental. No que diz respeito ao apoio específico da UE, as organizações da sociedade civil deverão beneficiar de dotações específicas no contexto das áreas prioritárias acima mencionadas. Este apoio à sociedade civil será integrado nos programas aprovados em cada sector prioritário para garantir o total alinhamento e coordenação com as políticas e estratégias governamentais relevantes.
Facilidade de cooperação
A programação para a RDP do Laos inclui uma dotação específica para um mecanismo de apoio à implementação da cooperação com a UE. A instalação será usada para
- apoiar o desenvolvimento de capacidades e a construção institucional
- promover diálogos políticos
- facilitar a programação conjunta/ coordenação da Equipa Europa a nível nacional
- financiar a comunicação, incluindo a comunicação estratégica, e combater a desinformação
- apoiar a preparação, implementação, acompanhamento e avaliação da cooperação da UE
- apoiar a implementação da futura Estratégia Indo-Pacífico da UE a nível nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário