Maria Lopes

Maria Lopes

segunda-feira, 15 de abril de 2024

15 de Abril. Dia Mundial da Arte

Maria Lopes e Arte

15 de Abril. Dia Mundial da Arte


15 de Abril. 

Dia Mundial da Arte

Homenagem ao Dia Mundial da Arte. "Participação do Professor Radamés Rocha. Areia"

Pedro Américo, nasceu na Paraíba, Brasil

Considerado o Pai das Artes brasileiras.






 "Juventude

Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasceu na cidade de Areia, no estado da Paraíba, no dia 29 de abril de 1843. Veio de uma família que tinha uma forte ligação com as artes, sendo que seu pai, Daniel Eduardo de Figueiredo, era um músico violinista. O pai de Pedro Américo trabalhava também como comerciante, e sua família não possuía muitos recursos."

"Desde muito cedo, Pedro Américo demonstrou enorme talento para a pintura, e, de fato, tornou-se um dos grandes pintores brasileiros.

Sua mãe chamava-se Feliciana Cirne, e o futuro pintor foi irmão de outro artista muito conhecido no século XIX, Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, que também foi pintor. Essa forte ligação de Pedro América com as artes foi muito instigada por seu pai, e, desde a infância, ele demonstrou ter um grande talento para a pintura.

Seu talento era tamanho que, aos nove anos de idade, ele foi convidado a participar de uma expedição de um naturalista francês chamado Louis Jacques Brunnet, que viajou pelo Nordeste realizando trabalhos artísticos. Essa viagem foi uma porta de entrada para oportunidades que mudaram a vida de Pedro Américo.

Formação artística

Em 1854, Pedro Américo conseguiu ser aprovado na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), a instituição artística mais importante do Brasil no século XIX. Ele foi aprovado, mas, antes de iniciar seus estudos nessa instituição, complementou sua formação escolar estudando por um período no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Os relatos sobre o aluno Pedro Américo contam que ele era dedicado. Em 1856, ele pôde, de fato, iniciar seus estudos na Aiba, sendo considerado um dos melhores alunos da instituição. Sua aplicação e sua dedicação em tornar-se um artista renderam-lhe uma viagem à Europa para aperfeiçoar seus estudos.

A viagem foi inteiramente financiada pelo imperador d. Pedro II, com a condição de que Pedro Américo enviasse seus trabalhos para o Brasil, para comprovar seus avanços no continente europeu. Ele se estabeleceu em Paris e matriculou-se na École des Beaux-Arts (Escola de Belas Artes)."

Veja mais sobre "Pedro Américo" em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/pedro-americo.htm

    
                                                                      
                                                               Dia Mundial da Arte


Nenhum comentário: