Maria Lopes

Maria Lopes

sábado, 17 de outubro de 2015

A IDADE DE SER FELIZ...MÁRIO QUINTANA



Gana



Vietnã


Tajiquistão


Tajiquistão

http://www.tudointeressante.com.br/2014/07/32-fotos-magicas-de-criancas-brincando-ao-redor-do-mundo.html

Chales Hewitt / Picture Post / Getty Images
Crianças brincam em um lixão de Stepney, no leste de Londres, 9 de março de 1946.
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.
Anadolu Agency / Getty Images
Crianças brincam no pátio de um edifício destruído no centro de Kobani (Ayn al-Arab), na Síria, 18 de fevereiro de 2015.
http://www.brasilpost.com.br/2015/04/05/criancas-guerra_n_7001750.html

Canção de Domingo - Poesia de Mário Quintana musicada

Obrigada por sua participação no Maria Lopes e Artes.


Maria Lopes deseja um excelente Final de Semana.


Apresento Novo Selo do Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo. Obrigada por sua visita.




        marialopeseconvidados.blogspot.com é um site seguro. A informação é do Google.Confira clicando na imagem abaixo.

Marialopeseconvidados.blogspot.com website reputation





A bailarina de Edgar Degas


A bailarina de Edgar Degas
La Petite Danseuse de quatorze ans exemplaire du musée d'Orsay
Texto Traduzido: Google Tradutor


Mais conhecido por seu trabalho como desenhista e pintor, Degas também foi um escultor prolífico até sua morte em 1917, ele deixa seu estúdio 150 esculturas em cera ou barro. Sem medo ou peso fixidez da matéria, Degas consegue representar o movimento com a mesma facilidade que ele mostrou em suas pinturas e pastéis. Mesmo figuras estáticas mostram uma propensão para o movimento do corpo modelos representados são movidos por uma tensão que se estende a curva, apoia, em poses muitas vezes difíceis de manter por muito tempo. A atividade escultor também é compatível com problemas de visão que afligem Degas.

Trabalhar com dançarinos Degas permite estudar as infinitas possibilidades do corpo humano, o que é particularmente verdadeiro no caso de suas esculturas. Se pintor Degas é frequentemente partilhadas entre a realidade e artifício do palco, o escultor continua sua busca pela verdade, com resultados às vezes perturbadoras. Tal é o caso do famoso Little Dancer com 14 anos, também conhecido como o grande dançarino vestido Degas Impressionista presente no Salão em 1881, depois de ter levantado o mistério e expectativa em torno desta escultura que ele não revelou o sujeito. Críticos, que há alguns anos têm reconhecido o valor de Degas e gastos "pintor de dançarinos" no Salão de 1880, ficou indignado ao ver um representante de trabalho, com um realismo chocante, um vulgar "ratinho" ( dancer aluno) do Opera. A estátua está vestido com um tutu de tule real e carrega sapatilhas de balé reais; fita de cetim amarrada cabelo real, e para acentuar o realismo, seu corpo cera é colorido. Degas opte por apresentar a sua escultura em uma vitrine para afirmar o seu estatuto como uma obra de arte, mas os críticos vêem como um taxidermista trabalhando.

Seu modelo é Marie van Goethem, filha de imigrantes belgas que vive em Paris com sua mãe viúva e duas irmãs, Antoinette Louise mais velho e mais jovem. As três meninas são enviadas para o Opera por sua mãe, uma lavadeira, que é susceptível de satisfazer as necessidades da família prostituta; eles posaram para Degas, mas seus caminhos separados em breve. Antoinette prostituta e comete roubo armado com sua mãe. Marie entra na escola da ópera com a idade de treze anos, em 1879, mas está retornando quatro anos depois por falta onze cursos; dezessete anos ela tem má reputação, posar para pintores e prostituta. Louise continua a única carreira de dança grave; ela sabe alguma fama na década de 1890 e, em seguida, do professor da dança na ópera.

Autor: Gabriella ASARO

Degas sculpteur et le réalisme audacieux de laPetite danseuse de 14 ans

Petite danseuse de 14 ans.
Mieux connu par son œuvre de dessinateur et de peintre, Degas est aussi un sculpteur prolifique : à sa mort, en 1917, il laisse dans son atelier 150 sculptures en cire ou en terre. Sans craindre ni le poids ni la fixité de la matière, Degas réussit à représenter le mouvement avec la même facilité dont il fait preuve dans ses peintures et ses pastels. Même les figures statiques révèlent une propension au mouvement : les corps des modèles représentés sont parcourus par une tension qui les étire, les courbe, les soutient dans des poses souvent difficiles à maintenir longtemps. L’activité de sculpteur est d’ailleurs conciliable avec les problèmes de vue qui accablent Degas.

Le travail avec les danseuses permet à Degas d’étudier les innombrables possibilités du corps humain, ce qui est particulièrement vrai dans le cas de ses sculptures. Si Degas peintre est souvent partagé entre la réalité et l’artifice de la scène, le sculpteur poursuit sa recherche du vrai avec des résultats parfois dérangeants. Tel est le cas de la célèbre Petite danseuse de 14 ans, dite aussi Grande danseuse habillée, que Degas présente au Salon des impressionnistes en 1881, après avoir suscité le mystère et l’attente autour de cette sculpture dont il n’a pas révélé le sujet. Les critiques, qui depuis quelques années ont reconnu la valeur de Degas et l’ont consacré « peintre des danseuses » lors du Salon de 1880, s’indignent en voyant une œuvre représentant, avec un réalisme scandaleux, un vulgaire « petit rat » (élève danseuse) de l’Opéra. La statue est vêtue d’un vrai tutu en tulle et porte de véritables chaussons de danse ; un ruban de satin noue de vrais cheveux et, pour accentuer le vérisme, son corps de cire est coloré. Degas choisit de présenter sa sculpture dans une vitrine pour affirmer son statut d’œuvre d’art, mais les critiques la considèrent comme un travail de taxidermiste.

Son modèle est Marie van Goethem, fille d’immigrés belges qui vit à Paris avec sa mère, veuve, et ses deux sœurs, l’aînée Antoinette et la cadette Louise. Les trois filles sont envoyées à l’Opéra par leur mère, blanchisseuse qui vraisemblablement se prostitue pour subvenir aux besoins de la famille ; elles posent pour Degas, mais leurs chemins se séparent bientôt. Antoinette se prostitue et commet des vols à main armée avec sa mère. Marie entre à l’école de l’Opéra à l’âge de treize ans, en 1879, mais se fait renvoyer quatre ans plus tard pour avoir manqué onze cours ; à dix-sept ans elle a déjà mauvaise réputation, pose pour des peintres et se prostitue. Seule Louise poursuit sérieusement la carrière de danseuse ; elle connaît une certaine renommée dans les années 1890 et sera ensuite professeur de danse à l’Opéra.

Auteur : Gabriella ASARO

http://www.histoire-image.org/pleincadre/index.php?i=1028


Imagem> https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Petite_Danseuse_de_quatorze_ans

"Existe o amor e existe o trabalho, mas se tem apenas um coração"

Um homem de verve e personalidade

Biografia - Edgar Degas (1834-1917)

Colaboração para Folha Online

"Existe o amor e existe o trabalho, mas se tem apenas um coração". Esta frase, proferida pelo próprio Degas, reflete a escolha de vida desse excepcional artista, que viveu para a arte trabalhando incessantemente , mas que nunca teve um relacionamento amoroso "de verdade".

Hilaire-Germain-Edgar De Gas provinha de família abastada e nasceu em 19 de julho de 1834, em Paris. Descendia, por parte de pai, de ricos banqueiros napolitanos, e sua mãe era uma americana de Nova Orleans. Filho de apreciadores de música e artes plásticas, foi privilegiado por desfrutar do incentivo do pai, que permitiu que o jovem artista transformasse um dos quartos do apartamento em ateliê.

Foi também com o apoio do pai que o jovem Edgar abandonou a faculdade de Direito para se dedicar exclusivamente à arte: discípulo do pintor Félix-Joseph Barrias e depois de Louis Lamothe (que havia sido discípulo de Ingres), Degas logo realizaria viagens à Itália, passando por Roma, Assis, Orvieto e Nápoles. É dessa época seu notável retrato "A Família Bellelli", onde podemos notar uma "tensão" na expressão de seus tios, que viviam em Florença. Durante suas viagens à Itália (três em quatro anos), se empenha no estudo de artistas renascentistas, cuja maneira de desenhar seria de fundamental influência para o pintor.

Na sua volta a Paris, em 1862, conhece Édouard Manet, que viria a ser seu grande amigo e lhe apresentaria ao círculo de artistas que algum tempo mais tarde formaria o grupo dos "impressionistas". Homem de personalidade arredia e fechada, Degas tinha forte tendência para a melancolia, além de uma língua ferina. Chegou a ser apelidado de "Urso", dado o "perigo" que corriam aqueles que dele se aproximavam.

Sua proposital reclusão, porém, foi fundamental para que desenvolvesse seu apurado método artístico: incansáveis croquis e esboços eram feitos antes de cada tela. Ainda que muitas vezes apresentasse trabalhos de aparente simplicidade e casualidade, era através de muito estudo que conseguia atingir seu objetivo: obras quase "fotográficas", com cenas que parecem captar um momento único e inesperado, impressões efêmeras (daí sua inclusão entre os impressionistas) de uma espontaneidade calculada. "O que faço é resultado da reflexão e do estudo dos grandes mestres, não sei nada a respeito da inspiração", afirmava.

Ao contrário dos impressionistas mais "puros", gostava de trabalhar dentro de seu estúdio, fazendo uso de iluminação artificial. Era desse modo que conseguia apurar os traços do desenho. Seu objetivo era conciliar técnicas tradicionais com temas de sua época: personagens comuns como bailarinas, cavalos, mulheres trabalhando ou em momentos de intimidade eram seus preferidos.

Nos últimos anos de vida Degas foi progressivamente perdendo a visão, o que fez dele uma pessoa ainda mais reclusa e de difícil convivência. Isolado e com poucos amigos, viria a morrer em 27 de setembro de 1917, na Paris onde sempre viveu.
http://mestres.folha.com.br/pintores/19/

O Terraço do Café à Noite, de Van Gogh



Veja, na foto abaixo, o café no qual Van Gogh se inspirou para pintar esta obra:


5 DETALHES DA OBRA O TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE SE DESTACAM:


1 - O Céu
Van Gogh aplicava a tinta em camadas grossas sem alisar a superfície. Em vez de desenhar, ele criava suas formas com camadas de empastamento.

2 - O cavalo e os transeuntes
Van Gogh representou o reflexo da lâmpada a gás sobre o cavalo e os transeuntes. O pintor usou a luz para fins decorativos e expressivos do quadro.

3 - A sarjeta
O pintor abriu mão da perspectiva para atrair o olhar de quem observa para a composição. A sarjeta é composta de linhas convergentes: a sarjeta aponta para o garçom e está em contraste com as linhas horizontais do piso do café.

4 - O toldo
No quadro, percebem-se duas luzes contrastantes. A das estrelas, mais delicada e poética. Em oposição, enxerga-se a luz forte e artificial, pintada com diferentes tons de amarelo, da lâmpada de gás, que ilumina o toldo.

FICHA TÉCNICA - O TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE

Autor: Vincent Van Gogh 
Onde ver: Rijksmuseum Kroller-Muller, Otterlo, Holanda 
Ano: 1888 
Técnica: Óleo sobre tela 
Tamanho: 81cm x 65,5cm 
Movimento: Pós-impressionismo 
  • Autor: Universia Brasil
  • http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/01/20/906263/conheca-terraco-do-cafe-a-noite-van-gogh.html

"Quarto em Arles", de Vincent Van Gogh

VINCENT VAN GOGH
1853-1890






Pintor holandês, expoente do PÓS-IMPRESSIONISMO (várias tendências que surgiram após o impressionismo, e que não significaram ruptura, mas desenvolvimento), juntamente com CÉZANNE e GAUGUIN.
Filho de um pastor luterano, teve um irmão que o precedera e que portava o seu nome, VINCENT VAN GOGH, falecido ainda criança. Cresceu vendo o seu túmulo.
Sua vida artística pode ser dividida em cinco diferentes fases:

Na primeira, seu estilo ainda não está cristalizado, seus quadros são muito escuros e retratam camponeses. Esta é uma fase de acentuado fanatismo religioso.

Na segunda, a de PARIS/FR, toma contato com a obra de artistas IMPRESSIONISTAS, PONTILHISTAS e com a VANGUARDA da época. Tudo é novidade, a liberdade de criação, o colorido e os temas. Ainda não encontrou seu estilo, e é auxiliado financeiramente pelo irmão THEO. Abusa da bebida e a sua saúde se fragiliza.

Na terceira, a de ARLES/FR, é onde aluga a célebre "CASA AMARELA". Encanta-se com a luz do "midi" e escreve diariamente para o irmão contando dos planos de montar uma escola para artistas. THEO convence GAUGUIN a ir fazer companhia ao irmão, e financia a sua viagem. VAN GOGH espera ansiosamente a chegada do amigo e é desta época o quadro "QUARTO EM ARLES".

A convivência com GAUGUIN ressalta as diferenças entre ambos. Mesm
o assim, um irá influenciar profundamente a obra do outro. VAN GOGH ensina GAUGUIN a usar o amarelo e este o ensina a usar o vermelho. Neste período, VINCENT
descobre seu estilo e cria seu código de cores. Amarelo significa luz, vida. Azul, morte. Em uma discussão sobre pintura, em um bar, VINCENT corta sua orelha e a envia a GAUGUIN, que, escandalizado, parte definitivamente.

Na quarta, a de SAINT RÉMY/FR, é internado, e o tratamento consiste em choques elétricos e banhos quentes e frios. Fica um ano, e faz muitas releituras, principalmente das obras de DELACROIX e MILLET, os quais muito admirava.

Na quinta, a de AUVERS-SUR-OISE/FR, onde vai se tratar com um médico homeopata amigo de PISSARO e CÉZANNE, tenta um tratamento à base de uma planta chamada DIGITALIS. Lá, fica 79 dias e produz 79 obras, num ritmo frenético. O tratamento começa bem, mas se deteriora, e ele acaba se suicidando. Hoje, sabe-se que a DIGITALIS é contraindicada para bipolares, a sua patologia.

VAN GOGH vendeu um único quadro em vida, em 10 anos de atividade. Pintou mais de 500 (aqueles mapeados), mas muito da sua obra se perdeu. Da primeira fase, quando da mudança de endereço de sua mãe, esta vendeu telas a quilo para evitar "entulhos". Da fase parisiense, ele mesmo destruiu boa parte, por não gostar mais delas.
Da fase de AUVERS-SUR-OISE/FR, a mais falsificada de todas, muitas obras são bem documentadas pelas cartas dirigidas ao irmão, que lhe enviava as telas e as tintas. Quando VINCENT morre, este espólio vai parar nas mãos do DR. GACHET que como pintor amador, copiou vários quadros, alguns presenteados pelo próprio VAN GOGH. Ocorre que algumas telas aparecem em duplicidade, como por exemplo, o célebre "RETRATO DO DR. GACHET". Uma delas, está no Museu d'Orsay/Paris, e a outra, com um colecionador japonês. Como uma é falsa, a dúvida seria saber qual delas. VINCENT escreve para THEO dizendo que vai pintá-la e a descreve minuciosamente como sempre. Desenha um croqui, detalhando a pose do DR. GACHET e todos os elementos que farão parte da obra, bem como a sua composição e cores. A tela do Museu não se enquadra perfeitamente na descrição, pois falta um livro que aparece na tela do japonês. Fora isso, exames mostram que são idênticas, como também as tintas e os pincéis usados.
Recentemente, em Paris, uma exposição demonstrou que o DR. GACHET copiou vários quadros, inclusive de CÉZANNE.



A única certeza na vida deste grande pintor é a maestria da sua obra, sua técnica inovadora e a maneira como expressou pictoricamente sentimentos profundos. VINCENT dedicou sua breve vida à pintura. Foi ela que o abateu e o redimiu. Ele foi um mártir da experiência de tentar fazer ver. De tudo o que experimentou, sonhou e tentou, a pintura foi a sua única certeza. VINCENT VAN GOGH não teve nenhum reconhecimento em vida, mas provou na morte o quanto era avançado em relação ao seu tempo. 

Tânia Bian

Texto:http://www.cursosintegradosdeartes.com/vangoghi.html

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ótimo Final de Semana a todos.


Maria Andrade de Slidely Gallery by Slidely Photo Gallery

Colors of Love / Eldar Mansurov

Enrique Chia - Patricia

Enrique Chia - Patricia

O Café da Manhã está pronto. Bom Dia. Maria Lopes.

O Café da Manhã está pronto. 
Bom Dia. 
Maria Lopes. 

claudia la chispa por bulerias "aire aire de jose merce " en menuda noche









Por motivos alheios à tua vontade,

a tristeza pode bater à porta de tua casa.

Contudo, ela sempre precisa

de teu consentimento para ficar.

Sofrer, todos sofrem, mas ser triste

e viver triste, é uma escolha tua.

A luz do sol penetra e ilumina tua casa,

conforme fores abrindo as janelas.

Assim também acontece em tua vida.

Não permitas que as sombras

e a tristeza te envolvam.

Não vivas nas trevas

e na melancolia.

Não te feches em ti mesmo. 

Apesar da escuridão,

tem coragem de enfrentar a vida,

abrindo as janelas de tua alma,

para que a luz divina ilumine todo o teu ser.

Que Jesus faça parte de tua vida. 

Só Ele te pode dar a alegria de viver.

Deixa-O entrar!




Blog Pedaços de Mim.
http://de-mim.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Rihanna - What's My Name?

Rihanna - Diamonds

Alicia Keys - No One




Ninguém 
Eu só quero você por perto
Onde você possa ficar para sempre

Você pode ter certeza
De que só vai melhorar
Você e eu juntos
Dias e noites
Eu não me preocupo porque
Tudo vai dar certo

As pessoas ficam falando
Eles podem dizer o que quiserem
Mas tudo o que sei é que
Tudo vai dar certo

Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto
Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto por você

Você, você

Pode mudar o que eu sinto por você

Quando a chuva está caindo
E meu coração está sofrendo
Você sempre vai estar por aqui
Sim, eu sei, com certeza

Você e eu juntos
Dias e noites
Eu não me preocupo porque
Tudo vai dar certo

As pessoas ficam falando
Eles podem dizer o que quiserem
Mas tudo o que sei é que
Tudo vai dar certo

Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto
Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto por você

Você, você

Pode mudar o que eu sinto por você

Eu sei que alguma pessoas procuram pelo mundo
Para encontrar algo parecido com o que nós temos
Eu sei, as pessoas tentarão, tentarão separar
Algo tão real
Então até o fim dos tempos
Eu te digo que

Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto
Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto por você


Link: http://www.vagalume.com.br/alicia-keys/no-one-traducao.html#ixzz3oZ6RmaCp