Maria Lopes

Maria Lopes

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Blog Maria Lopes e Artes e a homenagem aos nossos vistantes

Aos visitantes de Kosovo que visitaram o Blog Maria Lopes e Artes o meu muito obrigada pela presença neste espaço da Arte do Espetáculo.



Maria Lopes.










Kosovo, o mais novo país formado do planeta, é a terra sagrada do povo sérvio. Um ditado popular sérvio que se passa e aprende de boca-a-boca faz alusão ao Salmo 137 do inspirado Rei-Profeta David que diz: “Se eu me esquecer de ti, Kosovo e Metóquia, esqueça-se a minha destra de sua destreza!”
Verdadeiramente é uma grande benção poder conhecer e comungar da espiritualidade que o povo sérvio convida. Kosovo é a realidade mais pura desta espiritualidade, é o palco da idade áurea da arte-sacra sérvia e balcânica. 

Lá, tanto os templos como os monastérios, os cemitérios,
o folclore com suas músicas, danças e comidas típicas faz-se testemunho da presença da civilização sérvia e cristã ortodoxa desde sempre.


O povo guerreiro deste santuário guarda suas tradições e pela sua fé enfrenta todas as dificuldades e provações que os atrozes ocupantes e o sistema mundial impõe: templos e monastérios destruídos, queimados, monjas violadas, monges assassinados, lugares sagrados transformados em mesquitas, hotéis, estábulos, campos semeados e plantados danificados, mortes, estupros, desaparecimentos….http://serbiosunidos.com/br/kosovo-e-o-coracao-da-servia/