Maria Lopes

Maria Lopes

sexta-feira, 26 de abril de 2019

De 25 de Abril a 01 de Maio de 2019 Muitas Novidades nos Cinemas.

                Maria Lopes e Artes.

De 25 de Abril a 01 de Maio de 2019 Muitas Novidades nas                                  Telas dos Cinemas. 

Programação da Semana 25 Abr a 01 de Maio

Observação: 

Cinema Reserva Cultural São Paulo 

cinema@reservacultural.com.br





  
  



  
     
  
25 Abr. a 01 de Maio
  
  
     
 kardec-estreia-reserva-cultural PRÉ - VENDA: KARDEC (ESTREIA 16.05)

SALA 1 - 14h - 16h10 - 18h20 - 20h30

Direção: Wagner Assis
Elenco: Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros
A biografia do educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail, reconhecido mais tarde como Allan Kardec. Além de tradutor e escritor, Kardec é conhecido por ter codificado o espiritismo, uma das doutrinas mais praticadas no Brasil. Ele escreveu os cinco livros que compõem a Codificação da Doutrina Espírita, entre eles “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e “O Livro dos Espíritos”.
 
     
     
 varda-por-agnes-reserva-cultural ESPECIAL DA SEMANA: VARDA POR AGNÉS

PRÉ-ESTREIA
SALA 2 - Seg. (29) às 19h50

Direção: Agnès Varda
Elenco: Agnès Varda
De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando a sua carreira de maneira única e emocionante, neste filme que encerra a sua carreira de 64 anos.


     
     
 amanda-reserva-cultural AMANDA

PRÉ-ESTREIA
SALA 3 - Sáb. (27) às 23h55

Direção: Mikhäel Hers
Elenco: Vincent Lacoste, Isaure Multrier, Stacy Martin
Um homem de 20 anos vive adiando o tempo para tomar decisões mais sérias. Este sonhador solitário sucumbe ao encanto de uma vizinha recém-chegado. Porém, o ritmo descontraído de sua vida aumenta a sua velocidade quando sua irmã mais velha é brutalmente morta em um ataque. Agora, ele deve se encarregar de sua sobrinha de sete anos, Amanda.
 
     
     
  VINGADORES: ULTIMATO

ESTREIA
SALA 1 - 3D LEG.: 14h – 17h30 – 21h

Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Elenco: Karen Gillan, Bradley Cooper, Brie Larson, Scarlett Johansson, Evangeline Lilly, Jon Favreau, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Josh Brolin, Chris Evans, Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Elizabeth Olsen, Chadwick Boseman, Sebastian Stan, Pom Klementieff, Tilda Swinton, Jeremy Renner
Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, Steve Rogers (Chris Evans) e Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência contra o titã louco.
 
     
     
 la-cama-estreia-reserva-cultural LA CAMA

ESTREIA
SALA 4 - 13h

Direção: Monica Lairana
Elenco: Alejo Mango, Sandra Sandrini
Um homem (Alejo Mango) e uma mulher (Sandra Sandrini), pelados na cama juntos. Eles tentam fazer amor, mas não são mais capazes de encontrar um único ritmo. Mabel começa a chorar e Jorge leva um copo de água para ela. Ambos permanecem em silêncio – talvez tudo já tenha sido dito. É uma nudez que não se trata de expor algo, talvez mais um hábito dos dias que passaram juntos, ou uma resposta ao calor da Argentina. O único som vem do ventilador que providencia ar fresco na casa onde não há mais vida.
 
     
     
 amor-ate-as-cinzas-reserva-cultural AMOR ATÉ AS CINZAS

SALA 2 - 13H40 - 18H40*
*Qui (25) não haverá sessão das 18h40


Direção: Jia Zhangke
Elenco: Zhao Tao, Liao Fan, Xu Zheng
Datong, China, 2001. Uma bela e jovem dançarina chamada Qiao (Zhao Tao) está apaixonada por Bin (Fan Liao), um mafioso local. Durante uma briga entre gangues rivais, ela dispara uma arma para proteger seu namorado. Mas isso lhe dá cinco anos de prisão. Após sua liberação, ela vai procurar Bin para tentar começar tudo de novo.
 
     
     
 o-anjo-estreia-reserva-cultural O ANJO

SALA 2 - 16h20 - 21h15*
*Qui(25) e Segunda (29) não haverá sessão das 21h15


Direção: Luiz Ortega
Elenco: Lorenzo Ferro, Chino Darín, Daniel Fanego
Carlos Robledo Puch está preso há 45 anos, o período mais longo de detenção já registrado na história da Argentina. Durante a adolescência, ele confessou ter cometido onze assassinatos, executado mais de quarenta roubos e uma série de sequestros. Alguns de seus atos criminosos configuraravam-se como uma forma de impressionar Carlos, um amigo íntimo. Quando sua identidade foi revelada para o público, ele ganhou o apelido de “Anjo da Morte”, graças aos seus cachos e rosto angelical, tornando-se uma celebridade instantânea no país.
 
     
     
 o-genio-e-o-louco-reserva-cultural O GÊNIO E O LOUCO

SALA 3 - 13h - 19h20

Direção: Farhad Safinia
Elenco: Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer
A história real de dois homens ambiciosos que tentam concluir um dos maiores projetos do mundo: a criação do Dicionário Oxford. Um deles é o Professor James Murray (Mel Gibson), que tomou a decisão de iniciar o compilado, em 1857, e o outro é Doutor W.C. Minor (Sean Penn), que contribuiu com mais de 10.000 verbetes para o dicionário estando internado em um hospício para criminosos. Os dois têm suas vidas ligadas pela loucura, genialidade e obsessão.
 
     
     
 meditation MEDITATION PARK

SALA 3 - 15h25*
*Ter.(30) não haverá sessão


Direção: Mina Shum
Elenco: Pei-Pei Cheng, Sandra Oh, Tzi Ma
Maria (Pei-Pei Cheng) e Bing (Tzi Ma) são um casal que imigraram de Hong Kong para o Canadá 40 anos atrás. Uma mãe, esposa e dona de casa dedicada sua vida toda, Maria se vê obrigada a procurar por independência quando sua realidade é balançada por encontrar roupas íntimas de outra mulher no bolso de seu marido.
 
     
     
 vidas-duplas-reserva-cultural VIDAS DUPLAS

SALA 3 - 17h20*
*Ter.(30) não haverá sessão


Direção: Olivier Assayas
Elenco: Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne
Um editor (Guillaume Canet) e um autor (Vincent Macaigne) enfrentam ao mesmo tempo a crise da meia idade, a revolução digital que abala o mercado editorial e imprevistas dificuldades em seus respectivos relacionamentos amorosos.
 
     
     
 o-tradutor-reserva-cultural O TRADUTOR

SALA 4 - 16h50

Direção: Rodrigo Barriuso, Sebastián Barriuso
Elenco: Rodrigo Santoro, Maricel Álvarez, Genadijs Dolganovs
Trabalhando na Universidade de Havana, um professor de literatura russa é obrigado a trabalhar como tradutor para crianças vítimas do desastre nuclear de Chernobyl quando elas são enviadas até Cuba para tratamento médico.
 
     
     
 03-faces-filme-em-cartaz-reserva-cultural 03 FACES

SALA 4 - 14h50

Direção: Jafar Panahi
Elenco: Behnaz Jafari, Jafar Panahi, Marziyeh Rezaei, Maedeh Erteghaei
A renomada atriz Behnaz Jafari recebeu um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos no Conservatório de Teatro no Teerã. Behnaz abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para ajudar a resolver os misteriosos problemas da jovem. Eles viajam de carro para a aldeia da menina, onde têm encontros divertidos com o povo encantador, mas logo descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.
 
     
     
 duas-rainhas-reserva-cultural DUAS RAINHAS

SALA 4 - 19h - 21h25

Direção: Josie Rourke
Elenco: Saiorse Ronan, Margot Robbie, Jack Lowden
Mary (Saoirse Ronan), ainda criança, foi prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis, e então foi levada para França. Mas logo Francis morre e Mary volta para a Escócia, na tentativa de derrubar sua prima Elizabeth I (Margot Robbie), a Rainha da Inglaterra.
 
     
     
 um-banho-de-vida-estreia-reserva-cultural UM BANHO DE VIDA

SALA 3 - 21h40

Direção: Gilles Lellouche
Elenco: Mathieu Amalric, Guillaume Canet, Benoît Poelvoorde
Bertrand (Mathieu Amalric) está no “auge” dos seus quarentas anos e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine (Virginie Efira), uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do Campeonato Mundial de Nado Sincronizado, encontrando, enfim, um novo propósito para sua vida.
 
     
     
 los-silencios-reserva-cultural LOS SILENCIOS

SALA 4 - Sáb.(27) às 23h45

Direção: Beatriz Seigner
Elenco: Marleyda Soto, Enrique Díaz, Maria Paula Tabares Peña
Amparo (Marleyda Soto) é mãe de dois filhos pequenos e está fugindo dos conflitos armados da Colômbia. Na tríplice fronteira do país com o Peru e o Brasil, ela e os meninos se abrigam em uma pequena ilha com casas de palafita no Rio Amazonas. No local, eles encontram o pai (Enrique Diaz), que supostamente estava morto.
 
    

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Centro Cultutural Correios do Rio de Janeiro Inaugura 3 novas exposições nesta quarta, às 19h.


       Maria Lopes e a Arte do Espetáculo




      Centro Cultutural Correios do Rio de Janeiro Inaugura 3 novas exposições nesta quarta, às 19h.


ARTE CONSCIENTE - UMA INICIATIVA GLOBAL:Conferência e exposição coletiva de pinturas, arte digital, esculturas e instalações trazendo como temáticas o Alzheimer e o Autismo. Até 09 de junho.
MENTE FLUIDA: MERGULHO NA PSIQUÊ CRIATIVA: Letícia Mercier, explora a alegoria de Planeta em constante movimento construindo paisagens únicas em telas redondas de 1 metro de diâmetro. Até 09 de junho.
EQUILIBRIUM: Patricia Secco e Ricardo Hachiya, exibem esculturas em equilíbrio, compostas de vários materiais, com uma representação org

Diário da Poesia homenageia Conceição Evaristo e Adélia Prado em maio

Maria Lopes e Artes 

Diário da Poesia homenageia Conceição Evaristo e Adélia Prado em maio


O grupo Diário da Poesia volta a cena no dia 17 de maio, às 19h no ICBEU – Zé Garoto, para mais uma edição de seu sarau mensal. Desta as homenageadas serão as poetisas Conceição Evaristo e Adélia Prado.
Em Janeiro deste ano, na página do grupo no Facebook, o grupo literário fez uma enquete com 30 nomes de escritores, e as duas poetisas ficaram entre os 10 melhores (que serão homenageados ao longo do ano). Na edição de março, Raul Seixas e Ferreira Gullar foram homenageados.
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
Adélia Prado (1935) é uma escritora e poetisa brasileira. Recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com o livro “Coração Disparado”, escrito em 1978. Mineira de Divinópolis, sua obra recria numa linguagem despojada e direta, a vida e as preocupações dos personagens do interior mineiro. Em 1993 volta para Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis. Em 1996 estreia no Teatro do SESI em Belo Horizonte, a peça “Duas Horas da Tarde no Brasil”. Em 2000, em São Paulo, apresenta o monólogo “Dona de Casa”. Em 2001, no SESI do Rio de Janeiro, apresenta um Sarau onde declama poesias do livro “Oráculos de Maio”.
Não perca! Dia 17.05 às 19h no ICBEU – Zé Garoto (Rua Dr. Francisco Portela, 2772 – Zé Garoto – São Gonçalo). Maiores Informações: (21) 994736353.

"Kardec - O Filme" nos cinemas 16 de maio de 2019

Kardec - O Filme | Trailer Oficial | 16 de maio nos cinemas




https://youtu.be/NNx18oNcxH8

"Leonardo Medeiros é o protagonista Hypolite Leon Denizard Rivail - reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. Com lançamento previsto para 2019, a produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Julia Svacina (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”."

Maria Lopes e Artes


Maria Lopes e Artes
Obrigada por sua visita aos Blogues Maria Lopes.  





                                      

Maria Lopes e Artes e o que estará em breve nos cinemas

Maria Lopes e Artes 

Maria Lopes e Artes e o que estará em breve nos cinemas

"Breve nos Cinemas" 

com muitas estreias

para todos os gostos e idades.  





                                         https://youtu.be/ED_ZU9am69M









         
https://youtu.be/NNx18oNcxH8

Leonardo Medeiros é o protagonista Hypolite Leon Denizard Rivail - reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857.
Com lançamento previsto para 2019, a produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Julia Svacina (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux).
O roteiro de L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”.

"Cultura e Conhecimento não podem faltar na dispensa"

Maria Lopes e Artes. 

Maria Lopes e Artes visitando o Projeto Multi leitura em seu 6º Ano. 

"Cultura e Conhecimento não podem faltar na dispensa"

O Projeto tem como um dos principais objetivos incentivar o hábito da leitura

 e ao mesmo tempo 

oferecer espaço a quem desejar contar suas próprias histórias.   

Lançam no decorrer do período do evento, o desafio de se reutilizar as páginas em branco de nossos 

cadernos que se por ventura tivermos, solicitam que sejam doadas ao Projeto onde novas histórias 

serão contadas e quem sabe as nossas próprias?

De minha parte apesar de ser contra o que se doa com a mão direita a esquerda não necessita saber 

pelo menos desta vez foi transmitir ao pé do ouvido de nossos leitores (levei muitas páginas de 

cadernos antigos que tinha em minha estante). 

Verifique seus cadernos e doe as páginas em branco de seus cadernos você também, ainda dá tempo, 

o Projeto se encerrará em 30 de Abril de 2019. 

Levem suas crianças,  ás 16:00 hs tem também, contação de história para o público infantil com 

a presença de autores, assim como os figurantes dos contos dos livros do público infantis.  

O Projeto é voltado para todas as faixas etárias com entrada grátis.



"Então, sabe aquele caderno que sobrou do ano letivo passado? Traz ele pra gente!
Em parceria com o Projeto Páginas em Branco - BR Corall, seu caderno passará por um processo de triagem, onde as páginas em branco formarão outro caderno novinho em folha. Depois disso, faremos a alegria de crianças e adolescentes de instituições beneficentes doando os cadernos que farão parte do seu material escolar. Não é legal? Participe!
O nosso ponto de coleta está localizado na Praça de Eventos".

EndereçoEstrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 - Itaipu, Niterói - RJ
Sou apaixonada por "Alice no País das Maravilhas"
e não poderia deixar de registar  minha presença no Projeto Multi leitura em seu 6º Ano.




Fotos e vídeo: Ivan Luiz de Andrade por Smartphone. 

"O diferente não existe"


Fotos e vídeo: Ivan Luiz de Andrade por Smartphone. 

Maria Lopes e Arte e a homenagem ao Dia da Escola de Samba.

Maria Lopes e Artes

Todos sabem que quando gosto de algum tema voltado para a Arte, trago para compartilhar com nossos amigos e visitantes.

Dia da Escola de Samba é comemorado anualmente em 11 de abril.

"Esta data celebra e homenageia os grupos que são caracterizados por animar o carnaval brasileiro: as escolas de samba".
Alguém tem alguma dúvida de que o carnaval é a maior expressão 
                                     da arte do povo?
               Então, vamo que vamo as homenagens. 
             Selecionei dois vídeos em representação a todas as 
                              Agremições do Samba. 

    Samba enredo da Escola Campeão GRES  do Alvorada 2019

                     
                                 https://youtu.be/tfIo3lt0hZg

Na passarela do samba
Quem dar as cartas sou eu
Muito prazer,sou ALVORADA
Meu divino manto é de arrepiar
Pode apostar com a COPAG eu vou jogar
O jogo vai começar
Vou colorir de Azul e Branco essa avenida
É Carnaval e ninguém vai me segurar
Perder ou ganhar faz parte da vida
Na China ou na Arábia Surgiu essa paixão
Legado pra toda humanidade
Mistério,transformação
O baralho toda Europa encantou
E lá da França pelo mundo se espalhou
Tem feitiço e magia no ar
Oh cigana joga as cartas pra ler o meu destino
Na tela o jogo virtual Revolucionou!
Diversão sem limites
Amor sem igual
Em Las Vegas o cassino me apaixonou
De mãos dadas com a tecnologia
Um sonho se tornou realidade
O às da alegria,um rei na folia
A Dama da noite é felicidade!
O baralho 139 é tradição
É meu orgulho,
Minha paixão
Brilhante como a estrela la do céu Albino Gonçalves Fez cumprir o seu papel.


Carnaval é Paixão para o Povão e o que interessa é a opinião de quem assisti ao desfile e se levantou o público, veio parar no Blog Maria Lopes e a Arte.

          Observem a vibração da arquibancada " Gigantes do Morro".

                Lindo. Lindo. Lindo. Parabéns a todos. 

Maria Lopes de Andrade. 
                


   Lugar do povo é na escola, no trabalho, na Universidade e na arquibancada vibrando e torcendo, pela vitória de sua  escola de samba do coração, independente se levarão o título de 
Campeã ou não, o que importa é o momento de felicidade que lhes é permitido vivenciar.                               
          Observem a vibração da arquibancada " Gigantes do Morro".
                Lindo. Lindo. Lindo. Parabéns a todos. 

            Parabéns a todos os participantes.  Carnaval 2019

                   
                                 https://youtu.be/6oV-DE4nfKY


               
                       https://youtu.be/oQwsHsbODH8

Samba Enredo GRES Reino Unido da Liberdade 2019 - Oficial



https://youtu.be/YCYx1e-YORw

Eu vou descer o morro espalhando axé!
Ogã toca aê o rumpilé
Sou Reino Unido, afro brasileiro
Zulmira é mãe do meu terreiro
Olorum, meu canto é de liberdade
Eu vou enfeitar de verde e branco
A mais bela passarela da cidade
Festejar a chama e perpetuar
A alegria do Erê faz purificar
Invocar a força e a magia
Majestosa fantasia para exaltar
O negro que nos porões sofreu cruzando o mar
Ogum guerreiro fez acreditar
Que noutro dia o sol ia brilhar
Hoje sou rei, vou festejar, vem meu povo, vem sambar
Eparrei yansã, oiá
Santa bárbara vem nos abençoar
Água de cheiro pra baiana me benzer
A furiosa faz meu corpo estremecer
Gigante é a tradição, a arte, a história
Tão viva na memória
Não há chicote que me impeça de sonhar
De bater o meu tambor, firmar ponto no Conga
Tão gostoso é feijoada, o mugunzá
Tem lundu, maracatu para dançar
Berimbau na capoeira (capoeira, capoeira)
O povo do morro não é de brincadeira
Ser negro é ser protagonista
Ter ponto de vista, não foge da luta
O Deus é pai, somos irmãos, todos iguais
Sem distinção, verdade absoluta


Reino Unido 2019 É TetraCampeã  


É Tetra. Tetra Cempeã 2019.